sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Van Halen - OU812 (1988)


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M
ine All Mine
, além de ter sido a primeira música gravada para o novo disco do Van Halen após o magnífico sucesso do "5150", a música "Mine, All Mine" foi composta pelos irmãos Van Halen em uma de suas infinitas jam sessions no mesmo dia em que o Eddie criou, dentre outras, a "When It's Love" (Abro um parêntese: quando da morte do Sr. Jan Van Halen em Dez/1986, seus filhos tocaram juntos em homenagem ao pai por incontáveis 09 horas as velhas músicas que o patriarca Van Halen costumava tocar. Outro exemplo foi a criação de "And The Cradle Will Rock...", que surgiu mais da expiração do que da inspiração - 03 semanas ensaiando por 04 horas diárias no porão da casa dos pais do Dave Lee Roth em 1979). O solo dessa música seria um dos solos mais fáceis que o Eddie executaria e sua gravação aconteceu no primeiro take. O Sammy adorou a música logo de cara e durante as 02 semanas seguintes ele escreveu a letra. O grande problema encontrado na gravação de todo o "OU 812" foi a definição dos timbres da bateria. Pensemos o seguinte: se o Alex estiver contente, então a banda estará e os takes de guitarra e baixo ficaram mais fáceis de serem gravados depois. Mas isso não aconteceu assim tão fácil e o Donn Landee, engenheiro e produtor desse disco, teve mais trabalho dessa vez, pois o Alex não queria novamente usar a bateria eletrônica Simmons, utilizada no "5150" (tom tons e bumbo). A solução foi diminuir o tamanho da bateria e utilizar um trigger para os bumbos na hora da mixagem. Como o Diogo já postou com a devida categoria, a letra de "Mine, All Mine" é uma ode a si mesmo; seja sempre seu melhor amigo.

When It's Love, essa foi a primeira música que o Eddie criou para o novo disco, mais tarde entitulado "OU 812". Ele ficou com os acordes iniciais da música por praticamente 01 semana na cabeça e enquanto não terminou a música toda, ele não iniciou outras. Sua mente compôs nada menos que 04 musicas em um único dia, todas elas compostas no teclado: "When it's Love", "Mine, all Mine", "AFU" e "Black & Blue". O nome de trabalho era algo do tipo "How Do I Know When it's Love?" O que ele tinha em mente era criar uma música melódica e simples, que fosse direto ao gosto popular. Na verdade, ele foi muito criticado por criar mais esse "Pop Tune", mas não se mostrou muito preocupado com essa reação. Naqueles dias, o que ele mais preocupava o Eddie era a troca da cerveja Heineken pela Coala Coolers e o cigarro Marlboro pelo Merit Ultra Lights. Literalmente, esse foi o disco que o Eddie Van Halen mais bebeu dentre todos os gravados anteriormente. Em sua vida privada, o momento era crítico, pois sua esposa não conseguia engravidar e isso o deixava muito tenso. Depois de um tratamento para que a gravidez corresse tranqüila é que o Eddie e a Valerie ficaram mais relaxados (na verdade, esse tratamento se estendeu por 02 anos).
A.F.U, inicialmente, o título dessa música do "OU 812" demorou a ser definido, pois hora ela era chamada apenas de "A.F.U.", hora era de "Naturally Wired". Ao se definir pelo título que consta do CD, uniu-se o útil ao agradável; nada mais justo. Sabem aquela batida inicial da música?
tum tum tum pa (Chomp)
tum tum tum pa (Chomp)
tum tum pa (Chomp)
tum tum tum pa (Chomp)
tum tum tum pa (Chomp)
tum tum pa (Chomp)
Pois é, essa batida foi criada pelo Eddie Van Halen em 1985, mas ele nunca lembrava de usar em alguma de suas músicas. Até que o Alex perguntou como era mesmo essa batida. O Eddie tocou e o Alex sugeriu que a batida fosse colocada no início de "A.F.U. - Naturally Wired". Não esqueçamos que o Eddie era baterista antes de virar um Guitar Hero. A batida foi idéia do Eddie baseada em alguma música do Led Zepellin que ele costumava ouvir, embora ele mesmo não se lembre qual foi a música que o inspirou.

Cabo Wabo, essa foi a primeira sugestão de título para o disco "OU 812", pois, segundo o Eddie, o novo disco do Van Halen era puro Rock'n'Roll. O Sammy estava para inaugurar seu bar temático em Cabo San Lucas (México) e sua empolgação era enorme. Ele não parava de falar do lugar, das qualidades do mar do Pacífico e, principalmente, das belas mulheres que desfilavam pelos resorts. Comentando com o Eddie, ele disse que estava escrevendo uma letra acerca do local e perguntou se o Eddie não teria uma música nova e diferente para mostrar. O Eddie tocou uns riffs diferentes que ele tinha composto dias antes e o Sammy berrou algo assim: "Man, this is PERFECT for Cabo". O título de trabalho da música "Cabo Wabo" era: "Face Down in Cabo". Na gravação, o Eddie usa uma guitarra Fender 12 cordas ligada ao seu Baby Marshall 100 watts, mas no solo ele usa a Kramer Baretta 5150 com um wah-wah ligado, mas não acionado; foi usado apenas para dar um timbre diferente. O baixo do Mike foi plugado direto na mesa e eles só colocaram efeito depois na mixagem.

Source Of Infection, ao mesmo tempo em que a banda continua a realizar as gravações de "OU 812", o empresário Ed Lefller começa a produzir, tendo o Van Halen como headliner, o festival intinerante que viajaria vários estados americanos e só se apresentaria em estádio e ginásios, entitulado "Monsters of Rock" tour. O pontapé inicial, após 02 anos de hiato do VH dos palcos, ocorre no Alpine Valley Music Theater, Wisconsin (27.05.1988). Além do VH, são convidadas as bandas Scorpions, Dokken, Kingdom Come e Metallica. Foram 20 datas e um equipamento de 260.000 watts, mas um médio fracasso em algumas cidades, o que não atrapalhou em nada o sucesso da banda. Só no mês seguinte é que o disco chega ao mercado e alcança o 1º lugar nos EUA e o 16º no Reino Unido em termos de parada de sucesso.

Feels So Good, de todas as músicas gravadas para o disco "OU 812", "Feels so Good" foi a que mais trabalho deu a todos da banda. Ela foi gravada e, posteriormente, modificada até que a banda achasse o ponto que eles consideravam o correto para a música. Essa música, ao lado de "When It's Love", possue o maior número de overdubs de todo o disco. Grande parte das letras do disco foram escritas pelo Sammy na Baja California, México por conta da inauguração de seu bar temático, o Cabo Wabo Cantina, no balneário de Cabo San Lucas. O que o Alex fez na bateria foi algo de espetacular, na minha pobre opinião. Ele não estava gostando do som de seu chimbal, pois em sua mente a batida meio reggae que o música tem não estava totalmente completa e algo faltava. Daí, ele resolve experimentar algo que ele lembra ter visto de um de seus ídolos, Ginger Baker, baterista do Cream. Ele une 02 crash ride da Paiste e usa-os como chimbal. Em sua opinião, aquilo ficou "amazing". O "Chomp" (aquele som de se abrir e fechar do chimbal) ficou maestral. Mas esse segredo só foi revelado quando do registro do vídeo clip da música. Aquele solo do Eddie é algo monstruoso de bom. Foi uma das músicas que mais me surpreenderam dentre todas as gravadas pelo VH no disco "OU 812". Acho que é isso.

Finish What Ya Started, o título de trabalho que a banda deu a "Finish What Ya Started" era "Baby Come On". Segundo o Eddie, essa música seria um cruzamento do Van Halen com The Rolling Stones (!!). O Eddie usou uma Fender Strat direto na mesa e o Sammy participa da música com o violão que ele usa no vídeo clipe nos acordes que aparecem do lado esquerdo do aparelho de som (pelo menos no meu!). No decorrer das gravações do "OU 812", várias foram as vezes que os músicos de bandas como o Scorpions, Metallica e Dokken apareceram na casa do Eddie para definir datas e locais da turnê "Monsters of Rock". No dia em que a "Finish What Ya Started" foi finalizada, os músicos do Scorpions estavam lá e ouviram em primeira mão a música. O Klaus Meine emitiu a seguinte opinião (lembrem-se de usar um sotaque alemão): "Oh, ja, ja, Ees verrry nice...". Daí o Alex surge com a seguinte frase: "Hey, you guys are doing a great job pretending you like it". Laughs all around.

Black And Blue, definição do Eddie para "Black & Blue": "B&B is a heavy funk - it's slippery, it's grungy, more of a kids'... what am I talking about - I'm a KID. I'd would like the first single to be something grungier. I don't want people to think: 'Oh! Van Halen went pop'." Ou seja, o Eddie queria algo mais pesado que "B&B" para ser o primeiro single - Eles acabaram optando por "When It's Love". Essa música foi composta pouco depois de "Mine, All Mine" e "A.F.U. - Naturally Wired". O Eddie diz que usa uma "Bradshaw" nessa música, durante as gravações. Mas ele não é muito específico. Explico: durante meses consultei alguns amigos da comunidade e recebi retornos explicando que o sistema Bob Bradshaw é utilizado para os pedais de guitarristas ao vivo - sem utilidade prática em estúdio. As guitarras Bradshaw são as conhecidas "Guitarras havaianas", que se toca sentado e com slide, embora existam modelos para se tocar em pé. Como eu citei, o Eddie não é muito específico e deixa essa pequena lacuna quanto ao esclarecimento do que ele realmente usou nessa música.

Sucker In A 3 Piece, o Eddie faz aqueles "wings" no início da música, daí o Alex entra com uma batida a lá "Panama" (o Eddie mantém-se tocando outra base) e vem a segunda base que supostamente teria sido criada para alguma música do disco "1984". Não se trata de leftover; apenas essa base em especial teria sido criada alguns anos antes. Não se tem toda a certeza do mundo quanto a isso porque o Eddie ora lembra disso, ora esquece e sempre paira uma dúvida no ar. A única certeza é que essa música, assim como a "Feel so Good", "Source of Infection" e "Black & Blue", foi gravada quase que ao vivo, em primeiro take, por conta do atraso nas gravações. Isso é latente ao se analisar friamente a letra de "Sucker": o Sammy se repete 02 vezes. A primeira diz respeito a ele usar o verso "9 on a 10 scale", que seria o título de um disco seu na carreira solo. A outra repetição está no mesmo disco, na música "Cabo Wabo"; o Sammy repete algo como "She take me down, down, down, down to the bottom" e ele usa uma variante desse verso na "Cabo Wabo". O Eddie usa overdub em uma única base (ele usa 02 guitarras: a Steinberger Trans Trem e a Kramer 5150 Baretta - até o "OU 812" o Eddie jamais tinha usado as Kramers para gravações; seu uso era restrito a estrada), embora ele faça o solo SEM overdub. O Mike, mais uma vez, liga o baixo direto na mesa, o que prejudica em muito sua performance no disco.

Apolitical Blues, em 1977, quando o Van Halen foi (sub) contratado pela Warner Bros., eles gravaram uma fita demo contendo 28 músicas. Dentre essas músicas gravadas, estava uma versão mais pesada de " A Apolitical Blues". A sugestão por fazer um cover do Little Feat alguns anos depois foi do Donn Landee e todos da banda gostaram da idéia. Esta música saiu como lado B do segundo single oriundo do "OU 812", "Black & Blue". Sua gravação levou algo em torno de 30 minutos para ser realizada e totalmente concluída, incluindo a mixagem. Foram usados apenas 02 microfones colocados no alto da sala única de gravações do 5150 naqueles dias e o Eddie fez o overdub do piano pouco depois copiando o que o pianista Billy Payne havia feito no original. Ele usa uma guitarra Airline preta com slide ligada a um minúsculo amplificador Music Man e o resultado ficou praticamente igual ao original gravado pelo guitarrista Lowell George. Abraços aos que estão lendo esses posts e aos que não lêem, também.

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