terça-feira, 22 de julho de 2008

Led Zeppelin I (1969)


Download

senha : musicsharing4all

Diferentes de todas as bandas do momento, no dia 12 de Janeiro de 1969, o led zepplin lança seu primeiro álbum Oficial, eu falo Oficial, porquê a banda já fazia concertos juntos no ano de 1968, o primeiro álbum do led zeppelin pode ser considerado "algo sobrenatural". Realmente ja estréia inovando, e arrebentando, tirando “let it be” dos BEATLES das paradas e quebrando o recorde de público dos Beatles também.
As sessões de gravação do primeiro album do Led começaram em outubro de 1968 no Olympic Studios, Barnes, Londres, onde várias bandas já haviam frequentado, inclusive os Rolling Stones.
Led havia sido formado apenas 2 semanas antes, e álbum foi gravado em 9 dias - porém a banda só trabalhou no estúdio por mais ou menos 30 horas. Contudo, a força e espontaneidade destas sessões devem-se ao fato da banda já ter previamente ensaiado para uma pequena turnê na Escandinávia. Segundo Page, “Nao houve muito double-tracking. Estávamos visando gravar o que realmente queríamos reproduzir no palco”.

Os conceitos, idéias, efeitos e solos de Page dominam o disco, porém segundo ele “Todos nós estávamos inspirados…todos fomos fortes, não houve um ponto fraco. Mas todo projeto precisa de um líder”. Em Led Zeppelin I, Page apresenta sons que não haviam sido ouvidos antes, e que desde então se tornaram parte da história do Rock. “Eu tinha uma forte idéia de como eu queria que este disco se desenvolvesse. Usei muito contraste que ninguém na época usava: um som ambiental claro/obscuro, sereno/tenso e dramático. Eu também queria usar o eco invertido, que eu havia experimentado antes com musicas de Yardbirds. Eu sei que tive uma forte influência no conteúdo e nos arranjos mas o motivo foi simplesmente a falta de tempo para discutirmos o projeto. O primeiro álbum foi uma verdadeira mistura de Blues, Rock e acústico.


Good times bad times é uma boa e animada abertura de disco, já destacando todo o feelin Bluesy de todos os integrantes da banda, e a criatividade rítimica também, de todos. Vocais de puro feeling do Plant dão amostra de quão promissora seria essa banda."In the days of my youth I was told what it means to be a man..." ("nos meus dias de juventude me disseram o que significa ser um homem"); o primeiro verso da primeira música do primeiro álbum do Led. Foi tocada ao vivo até 1970, e nas últimas vezes foram tocados apenas pedaços, como parte da musica 'Communication Breakdown'.
A Atlantic Records queria lançar esta música em compactos simples, mas Peter Grant, junto com o Led, bloqueou os planos de lançamento; o Led só queria trabalhar com álbuns completos.
Na abertura da música, Page usou a Fender Telecaster ligada a caixa 'Leslie Speaker', que normalmente era usada com o orgão Hammond. Isto criou um efeito tipo 'redemoinho' no som.
O som metálico e 'oco' foi Bonham tocando no suporte de pratos e 'cowbells'.
Page usou um pequeno amplificador com uma caixa de som de 12 polegadas,o que causou um efeito possante e tipo 'ao vivo' no som.
Com esta música, Bonham estabeleceu sua reputação como ás da bateria, usando o pedal do bumbo com uma agilidade incrível; Uma proeza que causou tornozelos machucados nos jovens bateristas que tentaram copiar sua técnica.
Na minha opinião, Good Times, Bad Times foi um início perfeito, de álbum e de carreira. Como abertura de ambos, a música incorpora o estilo único do Led e contém os elementos que a tornam uma banda tão especial – o diálogo entre a voz e a guitarra, as tensões dinamicas com as paradas produtivas, os silêncios apreensivos e as explosões da guitarra e da bateria.


Babe I'm gonna leave you, Plant mostra umas das sua marcas registradas, Seu FEELING, e intepreta de maneira majestosa que nos dar a sensação de tristesa , canta com a alma e mostra o quanto sincera é a sonoridade do led zeppelin. Tenso, dramático e tudo mais.Uma música crua porém sofisticada, um feito que poucas bandas conseguiram. Após uma introdução simples, Plant começa com uma voz suave que logo é substituida por um canto enérgico e dramático, possante e ao mesmo tempo controlado;. O arranjo do Page complementa perfeitamente a voz de Plant, estabelecendo a força de um grupo que une o som acústico ao elétrico de uma maneira perfeita.
O Led acreditava que a música fosse um Blues tradicional. Page ouviu a versão de Joan Baez, e quando foi a casa de Plant em 1968 para discutir planos do primeiro álbum, sugeriu que a música fosse incluída no disco (Page já havia tocado esta música quando acompanhou Marianne Faithful, nos seus dias de músico session). Ela foi tocada ao vivo pelo Led antes do lançamento do disco. Mais tarde, descobriram que na verdade Babe I'm Gonna Leave You havia sido escrita pela cantora inglesa de folk Anne Bredon. A versão do Led é mais parecida com a versão de Joan Baez.


You shook me um blues tocado no melhor estilo zeppelin, com direito a solo de órgão, gaita e guitarra.You Shook Me é uma música original do bluesman Willie Dixon. Já havia sido gravada por Muddy Waters, e mais tarde teria uma versão feita por Jeff Beck. Mas há quem diga que esta música ‘pertence’ ao Led – foi um sucesso fenomenal na carreira da banda. O desempenho dos integrantes, e em especial do Plant, foi de uma força que poucos artistas demonstram no seu primeiro album. O fato da musica não ser de autoria da banda nao diminui o mérito deste trabalho.
Na época, o Blues era uma ‘casa aberta’ na Inglaterra. Muitos músicos de calibre tentavam reinventar a música negra Americana, mas pode-se dizer que nenhuma banda conseguiu produzir um resultado tão competente como o Led. Eles souberam desenvolver a material-prima com confiança e perícia, deixando os competidores para trás.
You Shook Me é um Blues nú e crú, porém o Led nos presenteou com algo mais; além dos solos de piano e órgão elétrico de Jonesy, temos as batidas seguras e possantes de Bonzo; o feeling da gaita do Plant - unida a sua voz pela técnica do glissando slide; o solo de Page e a batalha entre a voz e a guitarra, que sao exemplos de pura ‘tradição Led’.
A música fez parte das primeiras turnês, mas depois foi deixada de lado, a medida em que a banda foi criando mais trabalhos originais.

Dazed and confused (essa é para quem diz que led é comercial) um hino do rock and roll, com duas versões, ao vivo e estúdio, Esse hino em estúdio tem a duração de 06:26 minutos, já nas versões ao vivo ela pode chegar a durar mais de 40 minutos, Um blues-rock perfeito, em termos de criatividade e espanto. Realmente d+, destaque para jimmy page com arco de violino, que soou muito bom. Trabalho dos vocais nela também são de uma mágia e o baixo de JPJ Faz tremer o CHÂO.Apesar de ter sido inspirada no “I’m Confused” de Jake Holmes, a versão do Led tem a letra e arranjo diferentes. Foi a primeira musica do Led em que Page usou o arco de violino, as outras foram "In The Light" e "In The Evening". Esta idéia de usar o arco com a guitarra foi sugerida a Page por um um violinista. A técnica havia sido usada pelo guitarrista Eddie Phillips, da banda Creation, em Pubs londrinas durante os anos 60.
Em Dazed And Confused, as pausas sinistras, o baixo tipo marcha funerária, as notas arrepiantes e o canto enérgico e irado criam um clima assombroso; Bonham, como um genio inquieto, levanta o ritmo enquanto Page toca a guitarra de uma maneira apropriadamente confusa.
Dazed foi um indispensável espetáculo nos shows do Led, que as vezes improvisava com a musica por 40 minutos.


Your time is gonna come mostra o quão competente é o Jones, junto com bonham, a base de ferro do led zeppelin. Nem todos compreendem o quão importante eles são para a banda.Your Time Is Gonna Come - autoria de Page/Jones - foi a grande chance de Jonesy expor sua experiencia como organista de igreja. Page aproveita para tocar sua Fender de 10 cordas com pedal - levemente desafinado, o que torna o som estranhamente interessante, carregando a música até o momento em que Bonzo detona com suas pancadas austeras. Jonesy usa pedais no órgao para preencher as pausas com o som do baixo, e Plant canta um lamento sobre a ‘descortesia’ dolorosa por parte de uma moça.
Apresentada pela banda nos seus primeiros shows na Escandinávia, depois apenas parte da musica era usada no medley de Whole Lotta Love, até ser definitivamente abandonada dos shows.


Black mountain side mostra o quanto mr. Jimmy page é criativo, pra quem ama a guitarra, chega até se emocionar com MRs. Page executando a mesma Ao Vivo. Realmente um gênio nas cordas. Com uma maneira única de tocar, peculiar... nessa faixa ele mostra todo o potencial místico que a banda tinha.No seu primeiro album, o Led fez algo considerado de alto risco para uma banda de Rock ainda não estabelecida: incluir uma música instrumental bem no meio do disco, e assim excluir o precioso ‘frontman’, o vocalista tao importante para a firmeza do grupo. No entanto o resultado deste ‘salto no escuro’ é uma pérola de apenas 2 minutos. Curta, porém um importante exemplo da inteligencia, ousadia e bom-gosto de Page, não só como músico, mas também como produtor.
Black Mountain começa bem antes do final de Your Time Is Gonna Come – um toque diferente e pouco usado na época, o que certamente provocava interesse nos ouvintes.
Nesta musica Page usou a afinação DADGAD, vulga ‘CIA’, porque tinha influencias celta, indiana a árabe. (Afinação também usada em Kashmir.)
Certos estudiosos acreditam que Black Mountain foi inspirada em ‘Black Water Side’, do músico ‘folk’ Bert Jansch.
Black Mountain teve influencias de ‘White Summer’ (que Page havia gravado com The Yardbirds) e nela Page toca sua Gibson Acoustic, acompanhado pelo prolífico músico indiano/ingles Viram Jasani tocando a tabla. Durante shows, Page sentava num banco para tocar Black Mountain e ‘acalmar’ o público.
Elementos da música foram mais tarde incorporados em ‘Midnight Moonlight’ de The Firm.


Communication breakdown um hino do rock and roll pesado, um dos Mais lindo RIFFs do Rock’n Roll, Faixa que contribuiu para o aparecimento do heavy metal e punk (Agora imagine Esse RIIF sendo executado em 1968, Até nesse momento niguém tinha ouvido algo tão pesado, tornando-os assim os PAIS do HEAVY METAl, Deep purple estava pra um lado muito psicodelico, em 1970 Black Sabbath assalta a música popular).Em termos técnicos, Communication Breakdown não é tão interessante como as demais musicas do Led Zeppelin I. No entanto, tornou-se uma das favoritas nos shows da banda e um hino dos jovens, certamente devido não só ao riff contagiante e ritmo enérgico, mas também pelo fato de ser um puro e simples Rock’n’Roll.
Com o riff inspirado em Nervous Breakdown de Eddie Cochran , a musica era tocada em alta tensão e velocidade, Communication Breakdown era trabalhosa e cansativa para Page – que também cantava no refrão - por isso as vezes era substituida por uma nova musica, ou algo menos vigoroso. Porém ela foi praticamente indispensável nos primeiros anos dos shows do Led - desde o final de 1968 - e por muitos anos depois como abertura ou final dos espetáculos.


I Can't quit you baby, nessa faixa, mostra o ápice de feeling dos caras, com a atuação que page faz solando, ele termina o compasso antes do resto da banda. Isso é surreal. Nenhuma outra banda fez isso. Escutem e percebam que sensacional.Uma musica excepcional que é considerada por muitos o melhor desempenho do Led, I Can't Quit You Baby foi produzida em cima da musica de Willie Dixon. Porém foi muito mais que uma interpretação, foi uma verdadeira exploração de um tema. Num Blues puro e de perfeita construção, o Led conseguiu criar um som que se destacou – muitas jovens bandas européias e americanas da época buscavam interpretar a linguagem do Blues, mas suas tentativas eram medíocres em comparação.
I Can't Quit You é uma musica distinta e com uma qualidade de mestres. Neste espetáculo que une o preciso com o imprevisível e o controle com a descontração, todos os artistas cumprem seus papéis com intensidade e garra


How many more times um soco na cara. Com JPJ e John bonham mostrando Toda sua fúria, para fechar com chave de ouro, uma faixa de Hard Rock para nenhum fã de hard botar defeitoma mistura de idéias herdadas das bandas antigas dos integrantes, como Yardbirds e Band of Joy, How Many More Times foi inspirada em ‘How Many More Years’ de Howlin' Wolf e tem um arranjo composto de elementos franticos e explosivos. O ritmo tipo bolero – inspirado na musica ‘Jeff’s Bolero’, que Page havia produzido para Jeff Beck – é carregado pela linha de baixo percursiva e levado até os toques sinistros de tom toms, alternados com os gemidos da guitarra. O vocal se desenvolve até o ápice da música, quando Plant canta para ‘Rosie’ ** ao som da caixa de Bonzo. Plant inclui na letra um verso de sua autoria ("I got another child on the way, that makes eleven.", uma referência a sua filha Carmen, que nasceu alguns meses depois da gravação) e frases da musica ‘the Hunter’, do bluesman Albert King.
HMMT foi tocada no final de vários shows nos primeiros anos do Led, e geralmente Plant apresentava os integrantes da banda e agradecia a audiencia durante a parte instrumental.
Apesar de ter mais de 8 minutos de duracão, no disco Led I consta que HMMT é de apenas 3:30 minutos. Acredita-se que isto foi feito para que a musica fosse tocada pelas estações de rádio, que raramente divulgavam musicas tão longas. .

Partes dos créditos para a DENISE.


CURIOSIDADES


A parte da frente da capa mostra o famoso desastre do dirigível LZ 129 Hindenburg contruída pela Luftschiffbau-Zeppelin GmbH na Alemanha, o Maior dirigível da historia até 1937. O seu projeto foi encomendado pelo governo de Adolf Hitler, visando divulgar a superioridade tecnológica do país.

O designer foi George Hardie, e a foto da capa traseira foram tiradas por Chris Dreja (Chris Dreja era baixista da formação inicial do Led Zeppelin, companheiro de Jimmy Page quando a banda ainda se chamava The New Yardbirds, pouco tempo depois Dreja saiu para se tornar fotógrafo). Georgie Hardie trabalhava para a Hipgnosis, no time responsável por varias capas de discos, por exemplo The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd e Presence do Led. Hardie era Professor ‘senior’ de artes na Universidade de Brighton, Inglaterra. Dele partiu a idéia original, usando o dirigível. Page entao pediu para que trabalhasse com uma foto do desastre. A foto no álbum entao, é um trabalho de arte original de George Hardie, e não uma simples foto do desastre.

A condessa Eva Von Zeppelin não gostou da invasão ao seu nome de família, achou a capa de mau gosto, e na época ameaçou levá-los a justiça. Chegando até tirar o nome do led Zeppelin da banda por algum tempo (LED ZEPPELIN utilizou o nome THE NOBS para tocar na Dinamarca nos anos 70), The Nobs na língua britânica é algo similar a um dos orgãos genitais, como por exemplo os cunhões”.


O Nome:

Em 1967, Jeff Beck armou uma sessao para a musica Hi Ho Silver Lining, que tinha como fundo uma composicao de Page chamada Beck's Bolero. A musica foi gravada por Page, Beck, Nicky Hopkins, John Paul Jones e Keith Moon. Neste encontro, Moon e John Entwistle conversaram com Page e Beck sobre a possibilidade de formarem uma nova banda, já que estavam cansados das briguinhas entre os integrantes do The Who.
Mas durante a sessao, Moon anuncia que a ‘nova banda’ ia cair como um balao de chumbo, pois nao havia uma quimica entre os musicos.
Mais tarde, ao formar o The New Yardbirds com Plant, Bonzo e Jonesy, Page se lembrou do que Moon havia dito. A palavra ‘lead’ (chumbo) foi trocada para ‘led’ para que nao houvesse duvida quanto a pronuncia (a expressao ‘go down like a lead balloon’ é muito usada na Inglaterra, mas era desconhecida pelos americanos. Eles poderiam pensar que a palavra ‘lead’ era a que significa lideranca, e esta tem outra pronuncia). A palavra ‘balloon’ foi trocada para Zeppelin.
No entanto, John Entwistle reclama que foi ele quem bolou o nome: “ Led Zeppelin é um otimo nome, nao é? Fui eu quem inventei. Eu estava de saco cheio do The Who e comentei com um cara que depois se tornou o production manager do Led Zeppelin, que eu queria formar uma nova banda e chama-la Led Zeppelin. Eu disse que tinha a ideia de fazer um album com uma foto do dirigivel Hindenburg as chamas…uns meses depois ele trabalhava com o Page e estavam procurando um nome diferente para a banda The New Yardbirds. O cara sugeriu este nome e Page gostou, e eles ate fizeram a capa do disco que eu tinha bolado”.
Este ‘production manager’ seria o Richard Cole, o que significa que ele teria ‘roubado’ a ideia de Entwistle e seria o responsavel pelo nome da banda. Porem, tanto o Page como o Moon ja haviam descartado esta versao, e por falta de testemunhas, a versao considerada correta é esta de Moon e Page.

Um comentário:

Anônimo disse...

EAW...mora botar para frente esse blog. tem poucas coisas.

coloque logo a historia dos
The Beatles... aguardando...