terça-feira, 29 de julho de 2008

Van Halen - Women And Children First (1980)


Donwload

And The Cradle Will Rock, esta música marca a primeira experiência do Van Halen no uso de teclados (de maneira integral) em uma música da banda. O Eddie comprou, durante a turnê do disco "Van Halen 2", um velho piano elétrico de nome Wurlitzer em Detroit/MI. Daí, foi só ligá-lo ao seu Marshall e o resultado é o que se ouve. Muita gente, inclusive famosa, até hoje acha que aquele som é de guitarra. Essa música foi um trabalho de paciência, principalmente entre o Eddie e o Alex. Eles ensaiavam no porão da casa dos pais do Dave e levaram mais ou menos 02 semanas para terminar "And the Cradle Will Rock...". Foi algo do tipo 90% de transpiração e 10% de inspiração. Mas o Eddie disse que ele e o irmão gostavam de ensaiar sozinhos apenas pelo prazer de tocar alto.
Eis um trecho do diálogo do Ted Templeman e do Eddie quando esse último mostrou essa música para o produtor do disco:
TT - "Hey, what the f**k is this?
EVH - Well, it's just me f**king around, trying to find something new, different..."
TT - Kind of cool."

Everybody Wants Some!!, essa é uma das músicas do Van Halen mais conhecidas em todo o mundo. Se nos discos anteriores o Dave já se exibia, no "WACF" ele se excedeu: o rótulo de "Party band" passou a ser incorporado ao grupo com mais ênfase após o lançamento do 3º disco. É que o Dave se dá conta de ter se tornado um "sex symbol" mundial. A introdução que o Eddie faz em "Everybody Wants Some" usa a mesma técnica de "Atomic Punk", com algumas diferenças, é claro. A parte final da letra dessa música é um capítulo à parte: o Dave chega ao estúdio e não tem os versos da última estrofe prontos e acaba improvisando.

Fools, esta música já era sucesso ainda nos tempos de "Club Days". Há informações de que "Fools" já era tocada desde 1974 quando a formação do Van Halen contava ainda com o baixista Mark Stone. O primeiro título dessa música era "I Live With Fools". A introdução que o Eddie fez para a música nasceu de algo espontâneo, feito na hora em que sua parte era gravada no estúdio.

Romeo Delight,
grande parte do que se ouve em "Romeo Delight" foi retirada de outra música da banda e que fez parte da demo tape que o Van Halen gravou para a Warner Bros., com vistas a escolha do repertório que mais tarde compôs o disco "Van Halen I". O nome da antiga música era "Get The Show On The Road". "Romeo Delight" é apontada como uma das músicas favoritas do público durante a turnê do "Women and Children First", turnê conhecida como "Invasion Tour". Há uma certeza quase absoluta de que o Eddie usou a maravilhosa e única Ibanez Explorer na gravação dessa música. Quem tiver o show do US Festival (1983) poderá notar que o Diamond Dave esquece parte das letras durante o show e berra: "I forgot the fucking words", durante parte da segunda estrofe. Aquela sensação de coração pulsando após o solo foi feita, em parceria, pelo Eddie e Michael Anthony.Romeo Delight" é uma música que claramente mostra a influência do Led Zeppelin na vida do Alex Van Halen. A sua "pegada" nessa música dá a impressão que o próprio John Bonham estaria tocando.


Tora! Tora!, inicialmente, o Eddie queria que essa instrumental do "WACF" se chamasse "Act Like It Hurts". Mas a decisão em comum acordo foi optar por "Tora! Tora!". É que o Dave, no início de "Loss of Control", fica imitando uma comunicação via rádio e fica pedido ajuda com os "Mayday! Mayday!". Então, seria mais fácil a assimilação do título com algo ligado a aviação. O que se ouve no início da música é o som da guitarra em "backwards" (gravação ao contrário). Pode parece bobagem, mas "Tora! Tora" possui letras: aqueles berros (Ahhhhhhhhhhhhh! Ahhhhhhhhhhhhh! Whooooo!) foram considerados como letras para a música - dai o dilema: é instrumental ou é música com letras? Eu digo que ela é muito boa.

Loss Of Control, esta música foi composta exatamente no mesmo dia em que "Ain't Talkin' "Bout Love" veio ao mundo. Só que, por opção da banda e do produtor, ela sequer foi gravada para a Demo Tape do primeiro disco da banda. A letra é bem simples, mas o instrumental é uma porrada na orelha. É fato, mas muito pouco conhecido, que a banda gravou um vídeo clip para essa música. Todos da banda aparecem vestidos em roupas de médico. Infelizmente, esse vídeo nunca foi lançado. Outro pequeno detalhe, antes que eu me esqueça: assim como "Ain't Talkin' 'Bout Love", "Loss of Control" é meio que uma crítica ao movimento Punk nos EUA.

Take Your Whiskey Home, essa é uma música bem antiga do Van Halen. Há relatos de que ela tenha sido criada ainda em 1974. As versões mais antigas não possuem a maravilhosa introdução acústica gravada no disco "Women and Children First". Essa música mostra a completa interação de toda a banda no período em que o disco foi gravado. A música não possue overdubs de guitarras e o Eddie se esmera nos solos. Eu, particularmente, amo essa música. Na verdade, eu amo esse disco todo, do início ao fim.

Could This Be Magic, eis ai uma música que não recebe todos os créditos que deveria, em minha humilde e simples opinião. Grande interação entre o Dave e o Eddie. O produtor Ted Templeman sugeriu a participação de Nicolette Larson e convocou-a de um estúdio ao lado do que o Van Halen estava gravando o disco "Women and Children First". O resultado pode ser ouvido no verso do refrão, logo após o solo do Eddie. A Nicolete canta com o Dave e marca a primeira participação de uma voz feminina em uma música da banda. Um outro detalhe que pode escapar aos ouvidos desatentos: o Eddie inicia o seu solo nessa música e o Dave agradece. É por isso que eu digo e repito: o lugar do Dave é ao lado do Eddie; o lugar do Eddie é ao lado do Dave, ambos no Van Halen.


In A Simple Rhyme, outra bela música composta ainda nos tempos de "Club Days" do Van Halen. A bela introdução executada pelo Eddie foi algo composto dentro do estúdio, o que quer dizer que não fazia parte da música até aquele momento. O Eddie Van Halen usa uma guitarra de 12 cordas. Mais tarde ele usaria essa mesma guitarra na gravação de "Josephina" do disco "Van Halen 3" (só a introdução, também). Eu acho essa música de uma beleza ímpar. Não é todo dia que se ouve uma música simples e cheia de levadas diferentes durante o seu andamento. Mas todas as levadas parecem seguir uma cadência que só o Van Halen saberia compor. Eu acho que ela possue uma bela letra.

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