terça-feira, 29 de julho de 2008

Van Halen - Fair Warning (1981)


Download


M
ean Street,
o início dessa música diz respeito a técnica de baixistas de funk americano e que tanto encantavam o Eddie nos anos 70 e anos 80. A música "Mean Street" é o resultado da junção de 02 outras músicas antigas da banda: "Voodoo Queen" e She's the Woman"; ambas estavam na demo tape da banda para a Warner Bros. quando da contratação da banda em 1977.

Dirty Movies,
na gravação de "Dirty Movies", o Eddie usa uma Gibson SG com braço da Les Paul Jr. A letra se refere a uma garota programa que se torna rainha pornô do dia para a noite. Essa é a segunda música na qual o Eddie usa Slide; a primeira vez foi em "Could This Be Magic?" do "WACF", o álbum anterior de 1980. Se alguém já prestou a atenção na letra irá lembrar que o Dave diz como a guria em questão consegue o grande contrato para se tornar "estrela" - na traseira de uma limusine ("Got a big deal in the back of a limo").

Sinner's Swing!,
tai uma música que não possui muita história conhecida. Uma pena! Gosto muito do riff e do andamento de toda a música. A letra, como sempre, é muito engraçada.

Hear About It Later,
esta música foi escrita originalmente no teclado em 1980. Depois é que teve seu riff transferido para a guitarra. Engraçado é ouvir o Eddie dizer que compor música no piano é a coisa mais fácil para ele. "Hear About It Later", juntamente com "So This Is Love?" e "Unchained" viraram vídeo clips e foram utilizados a exaustão pela Warner Bros. porque as vendas do disco estavam fracas. A verdade é que todos os shows da turnê do "Fair Warning 1981", também conhecida como "W.D.F.A. - We Don't Fuck Around Tour", foram gravados a mando dos executivos da WB para virarem o possível primeiro vídeo oficial da banda.

Unchained,
esse é um dos riffs mais conhecidos do Van Halen. Sim, essa música poderia ter sido o hit que a Warner Bros. tanto queria para alavancar as vendas do disco "Fair Warning", mas, me respondam: esse riff hiper pesado pode ser considerado "pop"? Nunca. Durante todo os anos 80, essa foi uma das músicas mais executadas nas rádios dos EUA. Pura ironia! O Eddie escreveu esse riff e a música toda numa das sessões de gravação do álbum, por volta dàs 03:00/04:00 da manhã, no Sunset Sound Studio. "Unchained" mostra a única contribuição vocal do Ted Templeman ao pedir que o Dave desse um tempo - "Come on Dave, give me a break!" Isso foi algo totalmente espontâneo e a banda gostou do resultado. Completando: outra música inicialmente escrita no teclado e depois passada para a guitarra.

Push Come To Shove,
o Dave pede ao Eddie para criar uma música que tivesse uma pegada meio Reggae. O resultado foi "Push Comes to Shove". A explicação do Dave era tentar aproveitar a onda de reggae que ganhou o mundo no início dos anos 80. O maravilhoso solo do Eddie foi gravado após exaustivas 23 repetições por exigência do produtor Ted Templeman. O Ted Templeman nunca estava satisfeito com o que o Eddie tocava; acontece que o Eddie repetia a mesma coisa o tempo todo. Então, numa madrugada qualquer em 1980 o Eddie grava novamente o mesmo solo, tendo ao seu lado o engenheiro Donn Landee. Depois, o Eddie e o Donn mostraram o resultado ao produtor que o achou maravilhoso. Vai entender.

So This Love?,
esta música foi o único single lançado pela banda para o disco "Fair Warning". O detalhe curioso acerca dessa música se refere a história de como foi composto o solo tocado pelo Eddie. Após algumas execuções sem sucesso, o Eddie deixa o estúdio. Mas o engenheiro Donn Landee fica por lá e "edita" 04 a 05 solos executados pelo Eddie e os reune em um único solo. Daí, no dia seguinte ele mostra ao Eddie que adora a idéia do solo feito com partes previamente gravadas. O Eddie "aprende" o que está gravado e executa o solo montado com partes descartadas. O resultado é a pintura que está gravada em "So This is Love?".

Sunday Afternoon In The Park,
o Eddie usa um pequeno teclado de brinquedo, daqueles de criança mesmo. Eis o nome do teclado: Electro Harmonix. Daí, ele filtra o som desse teclado no bom e velho Minimoog e cola uma das notas no som do bumbo da bateria do Alex Van Halen. "Sunday Afternoon in the Park" é/era uma homenagem do Eddie a sua esposa, a atriz Valerie Bertinelli, por ocasião do casamento dos dois ocorrido em Abril/1981. Durante a turnê do disco "F.U.C.K.", o Michael Anthony utiliza essa música em seu solo de baixo. Por incrível que possa parecer, "Sunday..." é a semente para a criação de "Jump", composta pouco tempo depois dessa instrumental. Whoa!

One Foot Out The Door,
De acordo com entrevista do Ted Templeman em 1991, quando do lançamento do disco "F.U.C.K.", a música e a letra de "One Foot Out the Door" se referem a situação da banda com relação a gravação dos discos da mesma. O que isso quer dizer? Ora, a banda sempre gravada tudo meio que na pressa, sem tempo de corrigir possíveis erros ou mudar algo para abrilhantar a música antes do lançamento de qualquer disco. Diz o Ted Templeman que essa música fala a respeito da pressa dos executivos da Warner Bros. em verem a banda terminando a gravação dos discos e correndo para lançar e tocar ao vivo, sem tempo para descanso. Um verso em particular se refere a esse ponto:
- "Ain't no magic for your Mean Old Man
and I think it's time to roar
Got one foot out the door
Got one foot out the door..."
O tal "Mean Old Man" é o Ted Templeman controlando o Van Halen dentro do estúdio.

Nenhum comentário: