quarta-feira, 30 de julho de 2008

Van Halen - 5150 (1986)


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Good Enough, o Eddie usa cordas de baixo na sua famosa Charvel Strat para "engordar" o timbre que ele consegue nessa música. Outro detalhe: ela foi a segunda música gravada pela banda para o "5150" e seus riffs já haviam sido mostrados ao Dave Lee Roth pouco antes dele sair do Van Halen.

Why Can't This Be Love, o Eddie é um workaholic: costuma levar trabalho para casa. Ora, seu estúdio fica atrás de sua casa, subindo um pequeno morro. Quando está inspirado, ele costuma levar ora uma guitarra, ora um teclado e, às vezes, usa o piano de cauda que tem em casa. No dia em que ele compôs a "Why Can't This Be Love?", ele levou seu Oberheim OB 8 para sua cama (!) e terminou a música por lá(!!). Depois, ele mostrou o que criou para a banda e a primeira pergunta que ouviu do Sammy foi: "Você não se importaria se eu seguisse a linha do teclado na hora do refrão?". Ele preferia que não, mas optou por não criar nenhum obstáculo àquele pedido. Engraçado notar é que o Ted Nugent, guitarrista amigo do Eddie, perguntou quando do lançamento do disco "5150" qual a guitarra e os efeitos que o Eddie nessa música, sem se tocar que o riff principal é de um teclado e não de guitarra. Outro detalhe: o Eddie gostou muito do que o Sammy fez na parte em que ele segue cantando por cima da parte do teclado, anterior ao solo, algo do tipo:
"Tchu ru tchu ru tchu ru
tchu ru tchu ru tchu ru uhararaur
tchu ru tchu ru tchu ru
tchu ru uhararaur. Whoa!"
Ele afirmou que dificilmente o Dave faria algo daquela natureza nessa música.

Get Up, música gravada com a famosa guitarra Steinberger Trans Trem.
Uma das músicas na qual o Diamond Dave trabalhou junto a banda ainda em 1985.

Dreams, o Eddie grava os teclados como fez em "Love Walks In", sozinho. Mas ele liga o Oberheim ao seu 1912 Steinway DENTRO DO ESTÚDIO e digitaliza o sinal de um no outro. Falei sobre isso no primeiro e-mail: o Werner escreveu isso só com o conhecimento de engenheiro e pelo que ele ouviu - e depois ele vem me dizer que não tem ouvido treinado para a música. Ora bolas! É claro que tem! Porque a Simmons? Ora, os caras precisavam ensaiar e se conhecer dentro do 5150 e o espaço do estúdio era mínimo para comportar a parafernália que o Alex usa/usava. Daí, ele optou por usar a Simmons porque era mais fácil de se controlar os graves (tons, surdos e bumbos). Só a caixa (snare drum) é que era acústica, bem como os pratos. Idéia do Alex e do Donn Landee. "Dreams" teve o famoso clipe dos 40 anos dos "Blue Angels"; uma espécie de Esquadrilha da Fumaça de lá, mas com muito mais know how e experiência. É claro que a nossa, atualmente, não deve nada, mas os caras usam jatos supersônicos, o que não é pouca "shit". A MTv adorou o clipe. Veja: o clip de "Dreams" no Whisky a Go Go é de 1991/1992 e é outra coisa; há um clip de "Dreams" sem que a banda apareça e é o dito que comemora o aniversário dos Blue Angels - é o bicho de bom. Outro Detalhe: O vídeo clipe de "Why Can't This Be Love" NÃO foi tirado do vídeo "Live Without a Net"; o Clipe de "Best of Both Worlds" foi retirado do vídeo oficial, mas a primeira música, não.

Summer Nights, Segundo alguns "insiders", essa música foi a que o Classic Van Halen mais trabalhou em 1985. O título provisório seria "Eat Thy Neighbor" e a melodia da voz é praticamente a mesma que se no que acabou recebendo esse título (Summer Nights). Outra música que o EVH usou a tal Steinberger na gravação.

Best Of Both Worlds, Marca definitivamente a era Van Hagar, essa música foi totalmente diferente de tudo que VH criou.

Love Walks In, o Eddie acorda no meio da noite e corre para o seu piano na sua sala de estar e grava uma melodia que lhe veio na cabeça no pequeno K7 que ele sempre mantém perto do mesmo piano. Dia seguinte, ele olha o dito gravador em cima do piano e não se lembra de que havia gravado algo. Então, ele liga o tape e ouve os primeiros acordes de "Love Walks In". Claro, ele adora o que ouve e fica inspirado logo de cara e acaba fazendo toda a música. Naqueles dias anteriores a paternidade, o Eddie costumava acordar por volta das 10:00/11:00 horas.Na hora da gravação da "Love Wlaks In" ele fica ISOLADO no estúdio e grava todo o teclado SEM o restante da banda. Parece brincadeira, mas não havia ninguém além dele. Quem pode testemunhar esse jeito exótico de gravação é o Donn Landee, engenheiro de som do disco e co-produtor junto com a banda e o Mick Jones. Lembre-se: o Mick Jones é o guitarrista do Foreigner. Naquela época, ele estava fazendo sucesso com a música "I Wanna Know What Love Is" ou algo similar; só sei que essa novela das 21:00 da Rede Grobo passa uma versão meio fraquinha dessa música; acho que a versão original era BEM melhor. Depois, na hora de se gravar o restante dos instrumentos, vai o Alex van Halen primeiro e grava a bateria usando o "click" - metrônomo - pela PRIMEIRA VEZ NA VIDA. Essa música foi bem em "first take", assim como a "Get Up", a "Summer Nights" (cujo título seria "Summer Nights and My Radio" - o restante do verso, óbvio) e a 'Best of Both Worlds'.

5150, ligação DDD da Califórnia para Nova York. 03:00 da manhã de setembro/1985. O Eddie liga para o Sammy para lhe mostrar uma música completa que ele acabara de compor. Eddie e Sammy ficam conversando sobre as possibilidades da nova música por quase 03 horas no telefone. O Sammy disse que ele teve que se esmerar para criar uma letra que não atrapalhasse em nada os riffs da música, pois seu andamento era tão perfeito (em sua opinião) que até poderia dispensar o uso de qualquer letra e, se fosse o caso, manter a música como instrumental.
O Eddie usa na gravação a sua famosa Gibson Flying V "Hot for Teacher", porém utiliza uma guitarra diferente no solo: provavelmente trata-se de uma Kramer, embora não se saiba o modelo específico. Nem o próprio Eddie se recorda. Eu me lembro que a primeira Kramer que ele recebeu da fábrica foi uma Pacer branca com tremolo Rockinger.
PS.: O nome Kramer Guitars, hoje, pertence a Gibson Guitars.

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