terça-feira, 29 de julho de 2008

Van Halen II (1979)


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You're No Good, por que iniciar-se um disco, o segundo da melhor banda do universo, com uma cover? A idéia foi do produtor, Ted Templeman, vez que a banda queria que Dance the Night Away foi a privilegiada. Segundo o produtor, o apelo comercial era mais forte em DTNA e ele optou por uma música um pouco mais pesada e diferente. Essa música de Clint Ballard Jr. já fora gravada anteriormente por muitos outros artitas, mas a versão que o Van Halen teria copiado seria a versão gravada por Linda Ronstadt (quem quiser ouvir tal versão, recomendo assistir ao filme “Love Potion no. 09 – Poção do Amor nº 09”, que tem a Sandra Bullock, em começo de carreira, no elenco). O detalhe é que o Van Halen só teria ouvido a essa música algumas poucas vezes nas rádios e a versão deles acabou sendo completamente diferente da que a Linda gravara. Melhor assim. A introdução de baixo fazia parte do solo de baixo que o Michael Anthony estava trabalhando à época.

Dance the Night Away, o título inicial de Dance the Night Away era “Dance, Lolita Dance”. A sugestão de mudar o título para o que ficou conhecido partiu, do Eddie que convenceu o Dave, que acabou aceitando e mudando o refrão da música. A inspiração musical veio de uma música do Fleetwood Mac chamada “Go Your Own Way”. Engraçado é que o Eddie deixou a versão final sem um solo, a não ser aqueles harmônicos que ele faz no meio da música. A banda compôs DTNA numa tarde de brincadeira dentro do estúdio. Detalhe: esse foi o primeiro grande sucesso da banda e esteve em 15º lugar na BillBoard em Julho/1979.

Somebody Get Me a Doctor, outra música que a banda gravou para a Warner Bros. na famosa Demo Tape do grupo para a gravadora. “SGMAD” foi escrita na mesma época que “Runnin’ With the Devil” e era tocada nos tempos do Club Days da banda, só que com um começo um pouco diferente da versão do segundo disco. Não sei se alguém já se atentou para o fato de que há uma série de aplausos direcionados ao Eddie quando este termina o solo de SGMAD. Aqueles aplausos seriam uma prova espontânea da genialidade do guitarrista, vez que seu desempenho teria impressionado a todos ao ponto de começarem a bater palmas para o músico. Woo! Wee! Hail to Eddie Van Halen!

Bottoms Up!, antes de iniciar-se no circuito de shows em bares e afins, o Van Halen tocava em qualquer lugar: comícios, festas de aniversário, colégios, ao ar livre, lugar coberto, não importa. Bottoms Up! é uma dessas preciosidades que a banda tocava há muito tempo. Ela servia de encore para a banda retornar ao palco e tocar novamente, quando a banda saiu em sua primeira turnê mundial, em 1978 – em suporte ao primeiro disco. Quase ia me esquecendo: essa música teve as bases gravadas com a famingerada e maravilhosa Ibanez Explorer, também conhecida com a Shark Guitar – os solos foram gravados com a Frankenstrat. Roth On!

Outta Love Again, essa música foi uma das primeiras músicas escritas por Eddie, Alex e Dave no início de 1973, pouco antes do Mike entrar na banda. As bases foram gravadas com a Frankenstrat, mas o solo foi gravado com a utilização da Ibanez Explorer, mesmo sem ter overdub de guitarras. Eu gosto do início dessa música; aquele zumbido de abelha é muito engraçado e mostra outra face do Eddie: o criador de sons imitando animais e insetos! Woo! Hoo!

Light Up The Sky, assim que o disco “Van Halen II” saiu e a turnê de suporte do mesmo se iniciou, “Light Up the Sky” era a música de abertura dos shows. Diz o Eddie que ele criou as bases dessa música logo após a banda ter terminado toda a gravação do primeiro disco. Só que o arranjo final só foi conseguindo dentro do Sunset Studio, local de gravação dos 04 primeiros discos da banda. Por falar nisso, foram gastos entre 10 a 15 dias para a completa gravação desse maravilhoso disco, embora apenas 06 dias sejam creditados em alguns informes.

Spanish Fly, O Ted Templeman, em fins de 1978 e durante os dias de pré-produção para as gravações do disco “Van Halen II”, convida o Eddie para passar o reveillon na casa dele, no dia 31.12.1978. Chegando na casa do produtor, o Eddie fica sentado no sofá da casa do Ted e vê um violão dando mole e pega o instrumento e fica brincando. O Ted Templeman ouve aquilo lá da cozinha dele e fica espantando. Retornando a sala ocorre o seguinte diálogo:

Whoa! You can play acoustic guitar?
- Sure. It got 06 strings. It’s note really any different. It’s a guitar!
O Ted Templeman pergunta se ele poderia compor algo acústico para ser lançado no segundo disco e o Eddie responde que sim e cria “Spanish Fly”. O Eddie usa um violão Ovation com cordas de nylon para a gravação. Traços flamencos no estilo do Eddie; até John McLaughlin elogiou essa peça musical! Foram feitos 02 ou 03 takes para essa música; o Eddie não se lembra ao certo quantas vezes ele gravou SF no estúdio. Uma curiosidade: não sei se os outros amigos membros da Comunidade se atentam para detalhes escondidos nas músicas como eu faço, mas no final de “Spanish Fly”, dá para se ouvir um som de respiração meio alto; na verdade, aquele som é o Eddie tragando um cigarro e soltando a fumaça.

D.O.A., esse é um dos riffs mais pesados desse disco. Simples, mas eficiente com uma boa música do Van Halen costumava ser naqueles dias. D . O . A. foi escrita ainda nos primórdios da banda, quando o Van Halen ainda não fazia o circuito profissional de shows em sua área – antes de se apresentar para ganhar dinheiro, a banda tocava em festas e bares, bastando ter rango, bebida e gente para conhecer a sua música.

Women In Love, a letra de “Women in Love” diz respeito a um sujeito que perdeu a namorada para outra mulher (!). Em uma Demo Tape gravada pela banda no meio da década de 70, aparecia uma música cujo título é bastante semelhante – Woman in Love. Só que entre uma e outra, o máximo de semelhança sempre será essa relativa ao título, vez que letra e música são BEM diferentes. O Eddie usa uma técnica de falsos harmônicos na introdução dessa música.

Beautiful Girls, junto com “Dance the Night Away”, a música “Beautiful Gils” foi lançada como single do Van Halen II. O título original e que apareceu na famosa Demo Tape da Warner Bros. de 1977 era “Bring on the Girls”. O título foi alterado e o refrão incorporou as novas palavras, e quase toda a letra permaneceu inalterada.

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